Gestão Comercial

Gestão Comercial

Autorização Resolução CONSUNI n. 160.615/3 de 15/06/2016

(Portaria Normativa n. 40/2007 republicada em 29/12/2010 para fins de expedição de diploma).


OBJETIVOS

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial tem por objetivo capacitar o aluno para atuar no gerenciamento e operação das principais atividades do Comércio de Varejo, utilizando as mais modernas técnicas de Gestão, baseadas em conceitos de administração e de Tecnologia de Informação, visando ao melhor atendimento ao cliente. Essas técnicas proporcionarão a otimização do mix de produto, da administração de estoques, da logística de distribuição, da sistemática de preços e promoções, das negociações, da pesquisa de mercado, do comércio eletrônico, do respeito aos direitos do consumidor e de outras técnicas associadas ao comércio de varejo, permitindo o planejamento e controle de resultados.


ATIVIDADES PRINCIPAIS

•Conhecer as operações básicas do varejo; 

•identificar as informações necessárias para otimizar as operações do varejo, definindo qual a tecnologia de informática para a obtenção dessas informações; 

•estruturar os produtos em grupos para uso da técnica de administração por categoria de produtos; 

•definir o capital de giro necessário para o estoque de produtos, baseado no giro médio diário e prazos de reposição; 

•analisar o perfil dos clientes para otimização do mix de produtos; 

•analisar e definir métodos de fixação de preços que assegurem os parâmetros preestabelecidos e eliminem as diferenças fiscais da compra; 

•analisar negociações para definição de planejamento tributário; 

•analisar a concorrência para definição de preços e de promoções; 

•analisar e implantar sistemas de comércio eletrônico.


MERCADO DE TRABALHO

•Gerente de Loja 

•Gerente de Operações 

•Analista de Resultados 

•Supervisor de Operações

DISCIPLINASCH
Administração do Varejo 60
Administração por Categoria de Produtos60
Atividades Complementares120
Atuação Junto ao Idoso (Optativa)20
Canais de Distribuição e Estoques60
Capital de Giro e Controle de Resultados60
Comércio Eletrônico60
Compras e Negociação/Sistema de Precificação60
Comunicação Empresarial 60
Contabilidade60
Desenvolvimento Sustentável30
Dinâmica das Relações Interpessoais 30
Direito do Consumidor30
Direitos Humanos (Optativa)20
Economia e Mercado60
Educação Ambiental (Optativa)20
Estatística Aplicada30
Estudos Disciplinares120
Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial60
Fundamentos de Administração60
Fundamentos de Marketing60
Introdução à Educação a Distância20
Lingua Brasileira de Sinais (Optativa) 20
Marketing Pessoal (Optativa)20
Matemática Aplicada30
Matemática Financeira30
Mix de Produtos60
Planejamento Estratégico60
Plano de Negócio 30
Projeto Integrado Multidisciplinar400
Recursos Materiais e Patrimoniais60
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendencia (Optativa)20
Sistema de Informação em Comércio e Serviços60
Técnicas de Informática30
Carga Horária Total1.880 horas